Goiás - GO


Localização: está situado na região Centro-Oeste do território brasileiro.

Área: 340.111,376 Km²

Número de Municípios: 246

População: 6.523.222 habitantes (Dados do IBGE).

Capital: Goiânia

Principais cidades: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Itumbiara.

A capital é a cidade mais populosa do estado, sua extensão territorial é de aproximadamente 733 KM², e possui 1.302.001 habitantes.

Curiosidades


  1. É um dos grandes exportadores de grãos e possui um dos maiores rebanhos do país.
  2. Em Aparecida de Goiânia está a Lagoa Piratininga onde é possível cozinhar um ovo em 3 minutos, devido suas águas quentes.
  3. A economia é baseada na indústria, no comércio, na pecuária e na agricultura e o estado é um dos maiores produtores de soja e milho do país.
  4. A região das águas quentes é formada por: Caldas Novas, Jataí e Lagoa Santa, que contam com piscinas, poços, duchas, e rios com águas brotando do solo em temperaturas que variam entre 30°C a 57°C.
  5. Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo e recebe cerca de um milhão de turistas anualmente.
  6. O pequi é um famoso fruto da região que, antigamente, era empregado somente na fabricação do sabão de pequi, de propriedades terapêuticas. Hoje é comercializado em compota e usado em vários pratos culinários doces e salgados.
  7. Os pratos típicos são: o peixe na telha, o suã (carne de porco) com arroz, o arroz com pequi, além da pamonha, que é usada como prato principal nas refeições.
Mapa do Brasil